Bruna e Emerson | Fotografia de Casal | São José dos Campos

Olha… para os fotógrafos com muitos anos de estrada, fotografar pode ser fácil. Eu sinceramente, não acho rs. Além do friozinho na barriga que me dá dias antes, tem a questão da direção. Como fazer com que as pessoas fotografadas se sintam à vontade, como fazer o ensaio “render”? Existe fórmula mágica? Não. Cada fotógrafo com o tempo vai criando, moldando e adaptando o seu método de trabalho. Claro que existem alguns truques, mas é tudo uma questão de treino.

No ano passado fiz um workshop de direção com Danilo Russo e foi muito bom. Ele foi enfático ao dizer que para saber dirigir pessoas é preciso gostar de pessoas, gostar de estar entre elas. Parece tão simples rs. Buscar referências, criar seu estilo, tudo isso também faz parte, mas de novo, vem o estudo. Não basta chegar na hora do ensaio e “vamos ver o que vai rolar”…

1 – Dominar a parte técnica da sua câmera é essencial. Demonstrar alguma dúvida em relação aos inúmeros botões do equipamento pode causar alguma desconfiança no fotografado. E a confiança dele é item básico.

2 – Planejar o ensaio, ainda que minimamente. Ter um roteiro engatilhado caso dê um branco.

3 – E não esquecer o “Plano B”… emprevistos acontecem.

No início do mês participei de outro workshop, o da gloriosa Marina Lomar, que foi SHOW ! Recebi dicas valiosas, preciosas, de ouro mesmo. A questão do planejamento do ensaio é fundamental. Quando o intuito é obter imagens mais soltas, mais naturais, mais lifestyle é preciso conhecer um pouco mais quem você vai fotografar para poder interagir na hora das fotos. Esquecer de vez o agora diga “x” e evocar sentimentos e emoções. Deixar a criatividade fluir e viver, todos, uma inesquecível experiência.

Para ajudar no workshop, Marina escolheu um casal voluntário, Bruna e Emerson. Ela não conhecia o casal, aliás, esse era um pré-requisito para participar da seleção, justamente para que ela mostrasse como interagir com pessoas que acabamos de conhecer pessoalmente. Depois que vimos uma maravilhosa aula de direção, onde só ela fotografou, foi a vez dos aprendizes fotografarem com exclusividade.

Na minha vez levei o casal para a área externa e tentei aplicar um pouco do que aprendi momentos antes.

Queria conseguir imagens mais dinâmicas e com movimento, então pedi para a Bruna girar e girar…. e depois parar rs.

Só a pequena tontura que algumas voltinhas dão foi o suficiente para conseguir sorrisos e gargalhadas. E o casal brincou junto, girou e pulou. Eu adorei !

Eu sou completamente apaixonada pela luz do sol no fim de tarde, adoro esse efeito névoa luminosa.

Me aproximei e fotografei o casal de cima. Nem preciso dizer que AMO retratos…

Já no finzinho do ensaio, sugeri algumas poses perto da parede e adorei essa imagem. O casal é muito fofo e mesmo já cansados foram muito gentis comigo. 🙂

Esse mini ensaio foi dirigido somente por mim, acredito que durou uns 15 ou 20 minutos e Marina nem estava por perto. Ainda não sei se ela deu alguma espiadinha enquanto eu suava litros lá fora, melhor não saber hehehe. A certeza que tenho é que foi um dia de grande aprendizado !

Obrigada Marina, Ni e Lu, Bruna e Emerson.

Até mais !